11 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Juiz anula prisão de ex-diretor da Saúde pela CPI da Covid

O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal de Brasília, decidiu anular a prisão do ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, determinada pelo presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, em 7 de julho.

Na ocasião, Aziz decretou a prisão do ex-servidor, acusando-o de perjúrio. Após ter sido preso, Roberto Dias pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi solto na mesma noite. Na decisão assinada nesta sexta-feira (20), o magistrado também determinou a restituição do valor a Dias.

– Apesar de formalmente qualificado como testemunha e sujeito, em tese, às penas do perjúrio, o flagranteado foi efetivamente tratado, na condução do seu depoimento, como investigado, tanto assim que a CPI já dispunha de material decorrente da quebra de sigilo telemático para confrontá-lo em seu depoimento, inexistindo, portanto, obrigação de responder às perguntas que lhe foram dirigidas – escreveu o juiz na decisão.

O advogado de Dias, Marcelo Sedlmayer Jorge, comentou a decisão.

– O judiciário não iria fechar os olhos e tolerar os excessos de ilegalidade e abusos de autoridade que vêm sendo praticados pelo presidente da CPI. Portanto, não haveria outro caminho, e finalmente foi decretada a nulidade da prisão e [dado] um basta aos poderes daquela Comissão – disse.

 

Leia mais

Trump defende pena de morte para acusado de matar ucraniana em trem nos EUA

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!