31.3 C
Manaus
18 de setembro de 2025
AmazonasDestaquesPolítica

TSE julga recurso contra a cassação de mandato de Adail Filho em Coari

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga o recurso apresentado pelo ex-prefeito de Coari, Adail Filho (PP), contra a sentença que cassou seu mandato e abriu novas eleições no município, desde a última sexta-feira (01/10). O julgamento ocorre de forma virtual e os ministros que compõem o colegiado tem até esta quinta-feira (7) para votar.

Já no primeiro dia, o ministro do TSE e relator do processo, Carlos Horbach votou pela rejeição do recurso. Para ele, Adail Filho “exerceu a titularidade da chefia do executivo por mais de dois anos, hipótese que caracteriza mandato para fins de reeleição, independentemente das circunstâncias que ensejaram sua cassação”.

Cabe mencionar que esse mesmo recurso já havia sido analisado em abril deste ano pelo órgão. Na época, o relator do processo era o ministro Tarcísio de Carvalho Neto, que negou o recurso e assim manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) de cassação a candidatura de Adail Pinheiro Filho.

Nas eleições do ano passado, ele e o então candidato a vice, Keitton Pinheiro, tiveram a candidatura barrada pelo TRE-AM por suposta tentativa de exercer o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar. O pai do ex-gestor, Adail Pinheiro, foi eleito no pleito de 2012 e ele venceu as eleições de 2016, que seria o segundo mandato.

Por determinação da Justiça, atualmente quem comanda a cidade é a presidente da Câmara Municipal de Coari, a vereadora Dulce Menezes (MDB), que é tia de Adail Filho.

Leia mais

Reintegração de posse vira caos no Distrito Industrial II de Manaus

Matheus Valadares

Dino converte denúncia da CPI da Covid em inquérito contra Jair Bolsonaro e aliados

Matheus Valadares

Homem é atropelado por motorista de aplicativo em Luziânia após desentendimento

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!