24.3 C
Manaus
8 de setembro de 2025
DestaquesEntretenimento

Mostra de arte indígena é prorrogada para comemorar aniversário de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), estende a visitação pública à Mostra de Arte Indígena de Manaus “Meu Povo”, que será de 23 a 29/10, das 9h às 12h, no Palácio Rio Branco, na praça Dom Pedro II, localizada na avenida 7 de Setembro, centro histórico. A iniciativa faz parte da programação que comemora o aniversário de 352 anos da capital amazonense.

“Atendendo a muitos pedidos, vamos abrir no próximo sábado e estender por mais uma semana a exposição que tem tido uma visitação surpreendente pelo apelo turístico, histórico e a relação com a nossa ancestralidade indígena”, anunciou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

A mostra de arte está em exposição desde 22/9, sendo a primeira vez, em 352 anos de existência da capital, que se vai ter uma mostra genuinamente indígena, com a participação de oito artistas manauaras e do Centro Indígena Bahserikowi, com exposição de objetos dos povos Tukano, Dessana e Tuyukas do alto rio Negro. Também foram convidados, uma artista do povo Warao, da Venezuela, e um do município de Autazes.

A mostra indígena reúne os mais variados estilos de arte, com grafismos ritualísticos e antropológicos, bem como a arte urbana das novas gerações que vivem na capital, com esculturas e objetos que retratam as várias culturas como a Mura, Kokama, Dessana, Tukano, Tuyuka e Warao, dos artistas indígenas Chermie Ferreira Kokama, Paulo Olivença, Tuniel Mura, Tchanpan Maricaua, Ivan Barreto, Kawena Maricaua, Otília Waraó e Kina Kokama.

Uma comitiva da embaixada de Portugal, em visita oficial a Manaus, na última quarta-feira, 20, conheceu a mostra de arte. Assinaram a lista de visita o embaixador de Portugal no Brasil, Paulo Faro, e a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

Nesses 30 dias de exposição, 200 visitantes assinaram o livro de presença da Mostra de Arte Indígena de Manaus “Meu Povo”, sendo a maioria de moradores de Manaus, seguido de turistas brasileiros do sudeste e estrangeiros europeus, asiáticos e sul-americanos.

 

Leia mais

Manifestação em defesa de Bolsonaro reúne apoiadores na Ponta Negra

Matheus Valadares

Senador Eduardo Braga destina R$ 3,3 milhões para obras de asfalto em Iranduba

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira critica Davi Alcolumbre e chama senador de covarde em manifestação em BH

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!