O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, confirmou, na manhã deste sábado (4), que ainda hoje assinará um decreto para punir estabelecimentos que descumprirem as medidas da quarentena e pedestres que persistam em transitar na cidade nos próximos dias sem necessidade.
Wilson afirmou que vai endurecer as fiscalizações e contará com a ajuda da Polícia Militar do Amazonas e do Corpo de Bombeiros Militar. Na noite de sexta (3), Wilson gravou um vídeo fazendo apelo para que a população fique em casa. Ele informou ainda que os hospitais estão quase no limite e correm risco de colapso no atendimento.
“Vamos tomar medidas mais rígidas para o isolamento social. Hoje, mais tarde, vou assinar um decreto para proibir transporte de passageiros de coletivos intermunicipal e interestadual através das nossas rodovias”, disse o governador.
Estão inclusos nessa medida ônibus, lotações e outras formas de transporte. Além disso, outras medidas de isolamento social para evitar aglomerações já foram ampliadas até o final de abril. O transporte fluvial já está suspenso no estado há quase duas semanas.
A partir da assinatura do decreto, as forças de segurança do estado irão para as ruas assegurar que as medidas sejam cumpridas. Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e agentes do Procon-AM farão fiscalizações por todo o estado. “Vamos garantir que estabelecimentos cumpram as recomendações”, complementou Lima.
O pedido feito à população também se deu após o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertar para a próxima semana que prevê um cenário difícil no país começando pela cidade de Manaus, que antes mesmo da pandemia já enfrentava problemas no sistema de saúde.