30.3 C
Manaus
27 de novembro de 2024
AmazonasEconomia

Com apoio do Governo do Amazonas, 217 estudantes da rede estadual participam dos Jogos Escolares, no Rio de Janeiro

Com o apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos da rede estadual, de escolas de Manaus e do interior, embarcam para o Rio de Janeiro, onde participarão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), de 29 de outubro a 5 de novembro. A competição desportiva, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, terá a presença de mais de 5 mil jovens das 27 unidades da Federação, após 17 anos sem ser realizada.

 

Ao todo, os representantes da rede estadual disputarão o evento em todas as 17 modalidades disponíveis, sendo 12 coletivas e cinco individuais. São elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, karatê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

 

A delegação da rede estadual está seguindo para o Rio de Janeiro em grupos, com o último agendado para viajar na madrugada de sexta-feira (29/10). Além dos atletas, compõem a comitiva amazonense, também, 48 professores/técnicos e 19 dirigentes.

 

Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, os JEBs marcam o retorno dos estudantes da rede estadual às grandes competições desportivas nacionais.

 

“A prática esportiva sempre foi uma realidade muito forte em nossas escolas, e na gestão do governador Wilson Lima não é diferente. Após uma longa e necessária pausa, em razão da Covid-19, é com muita alegria que voltamos a participar de uma competição tão grandiosa como os JEBs”, disse Kuka Chaves.

 

Mesmo com os meses sem competir oficialmente, a titular da Secretaria de Educação acredita que os alunos da rede estadual irão surpreender nos Jogos Escolares. “Temos muitos talentos em nossas escolas, atletas já acostumados a disputas desse porte. Apesar de terem retornado há poucos meses à rotina de treinos, eles têm se dedicado e doado bastante”, ressaltou Kuka Chaves.

 

Sobre o JEBs – Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas.

 

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Leia mais

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Central de Jornalismo

China compra no Amazonas maior reserva de urânio do Brasil

Marcilon Souza

Problema com Carrefour está superado, diz Mauro Vieira

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais