32.3 C
Manaus
26 de agosto de 2025
Geral

Biblioteca da Assembleia Legislativa conta com acervo disponível para servidores e público externo

Na retomada das atividades presenciais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Melo, que funciona na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, voltou a receber o público para empréstimo de livros e realização de pesquisas.

O espaço conta com títulos sobre a História do Amazonas; do Brasil; Economia; Direito e várias outras áreas do conhecimento, além de publicações diferenciadas como livros raros de artes, enciclopédias antigas e publicações em braile da Lei Orgânica da Cidade de Manaus e o Estatuto dos Servidores Públicos. A unidade tem certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), expedido desde 18 de julho de 1983.

A biblioteca atende tanto os servidores do Legislativo, como os estudantes de escolas públicas, universitários, pesquisadores e profissionais em geral. As pesquisas e consultas são livres para o público, porém o empréstimo de livros é permitido apenas aos servidores da Aleam, sendo necessária a apresentação do crachá funcional e de um cadastro local.

O gerente da biblioteca, Paulo Maurício Carneiro, explica que dependentes de servidores também podem realizar empréstimos. “No caso de dependentes, é solicitado o número da matrícula do servidor”, explica.

As obras são disponibilizadas aos servidores para empréstimo, por até sete dias, de até quatro títulos, com possibilidade de renovação. Já o público externo pode realizar pesquisas no local, que tem wi-fi disponível.

Antes da pandemia, a biblioteca emprestava uma média mensal de 80 livros. Paulo Maurício Carneiro reconhece que hoje, por conta da pandemia, a procura caiu consideravelmente.

 

Acervo digitalizado

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, adianta que, por iniciativa do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), o acervo da Biblioteca está em processo de digitalização. “Demos início a esse trabalho que vai permitir que o acervo possa ser inteiramente acessado por meio de um sistema informatizado com banco de dados, priorizando a leitura dinâmica”, explicou.

A biblioteca funciona das 8h às 15h, oferecendo mesas de estudo e wi-fi disponível para os frequentadores em um ambiente climatizado e tranquilo.

 

 

 

Leia mais

Barezão Delas: Penarol ganha por WO diante do CDC e garante a ponta da tabela

Central de Jornalismo

Chelsea goleia o PSG e confusão é registrada na final da Copa do Mundo de Clubes

Matheus Valadares

Amazonas Band realiza show gratuito na abertura da Virada Sustentável Manaus

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!