25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
Amazonas

Resultados positivos com cloroquina em pacientes graves do AM continuam em testes

Em entrevista transmitida pelo Facebook, o chefe da equipe de Pesquisa da Cloroquina no Amazonas,  Dr. Marcus Lacerda, Infectologia da  FMT-HVD falou ao lado  Governador Wilson Lima sobre os avanços do estudo.

Marcus Lacerda disse que a equipe tem 70 profissionais, pesquisadores que estão há duas semanas no Hospital Delphina Aziz. Segundo ele, foi preciso usar os números estatisticamente e fazer comparações com a literatura cientifica já existente para estabelecer os primeiros resultados.

Até domingo, 81 pacientes do Amazonas entraram no protocolo de atendimento com cloroquina para a pesquisa. 11 morreram. Os pesquisadores do Amazonas testaram duas doses para ver o nível de toxicidade. Uma dose mais forte usada pela China e outra mais leve recomendada pelo Ministério da Saúde brasileiro.

“Estamos desaconselhando que essas doses altas sejam dadas. Medimos a questão dos batimentos cardíacos, das arritmias. E realmente a dose alta é toxica!” esclareceu o pesquisador. Já a dose mais baixa é que apresentou melhores resultados e é a que o protocolo do MS está recomendando.

A pesquisa concluiu que o risco de morte entre os pacientes testados no Amazonas foi de 13% comparando com 18% de letalidade no restante do mundo sem o uso da Cloroquina.

O Dr. Marcus Lacerda alertou para que mesmo com esses primeiros resultados positivos, as pessoas não usem a Cloroquina , não se auto mediquem. “ A cloroquina não previne o corona vírus” enfatizou Lacerda.

A equipe de pesquisa vai continuar usando a Cloroquina para outros pacientes de corona virus no Delphina Aziz.

Leia mais

Manauara bate boca com japonesa em empresa no Japão e viraliza: ‘Mana, tu é lesa, é?’

Marcilon Souza

Sine Amazonas divulga 203 vagas de emprego para esta sexta-feira

Marcilon Souza

“Era só para dar um tir0 na perna”, afirma jornalista

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais