27.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
Amazonas

Secretária de saúde do Amazonas ignorar convocação de deputados e pode ser presa

A secretária de saúde do Amazonas, Simone Papaiz rejeitou o pedido de deputados para que comparecesse a uma sessão virtual do parlamento para explicar as ações do Governo do Estado no combate ao novo coronavírus. Com a ciência das consequências, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), entrou com um pedido de habeas corpus preventivo para a titular da pasta da saúde não ser presa.

Simone deveria ter comparecido até esta sexta-feira (17), em sessão virtual, porém ignorou a convocação dos deputados, segundo o pedido de habeas corpus da PGE, ela não poderia parar as atividades de combate ao COVID-19 para comparecer na reunião.

A convocação foi feitas pelos deputados Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos) e Dermilson Chagas (sem partido), e foi aprovada pela maioria dos deputados. Conforme o artigo 26 inciso 5 do regimento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é crime de responsabilidade não atender convocação do legislativo.

Regimento da Assembleia Legislativa:

Habeas Corpus negado

O desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jomar Ricardo Saunders Fernandes, negou e pedido de habeas corpus preventivo porque segundo sua decisão “a concessão liminar do salvo conduto somente é possível diante da comprovação inequívoca de que o Paciente encontra-se na iminência de sofrer constrangimento ilegal, capaz de violar o seu direito à liberdade de locomoção”

O desembargador falou também que a secretária tinha a opção de escolher a data entre 13 e 17 de abril para participar da sessão.

Leia mais

Manauara bate boca com japonesa em empresa no Japão e viraliza: ‘Mana, tu é lesa, é?’

Marcilon Souza

Sine Amazonas divulga 203 vagas de emprego para esta sexta-feira

Marcilon Souza

“Era só para dar um tir0 na perna”, afirma jornalista

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais