Uma parceria entre um hospital e o Ministério da Saúde de Israel vai analisar a aplicação da quarta dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Na primeira fase da análise, o teste será aplicado em aproximadamente 6 mil pessoas, incluindo 150 profissionais de saúde que tomaram as duas doses iniciais e a dose de reforço.
– Este estudo vai testar o efeito da quarta dose de vacina no nível de anticorpos, prevenção da infecção e verificar a sua segurança. Espera-se que este estudo venha a esclarecer o benefício adicional de uma quarta dose e nos leve a compreender se vale a pena dar uma quarta dose e a quem – disse o professor Gili Regev-Yochay, um dos responsáveis pela análise.
Após a conclusão do estudo, a pasta de Saúde de Israel pretende aplicar a quarta dose em pessoas com mais de 60 anos, nas que têm problemas de imunidade e em trabalhadores da saúde.
De acordo com a agência Lusa, de Portugal, o diretor-geral da pasta da Saúde de Israel, Nachman Ash, deverá tomar uma decisão ainda esta semana, mesmo que seja rejeitando a aplicação da quarta dose.