Ao menos 19 pessoas, incluindo nove crianças, morreram este domingo (9), em um incêndio em um prédio residencial no Bronx, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA). As autoridades descreveram este como um dos piores incêndios da cidade.
O incêndio começou pouco antes das 11h locais (13h de Brasília) em um apartamento duplex nos segundo e terceiro andares do prédio, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a imprensa local, mais de 60 pessoas ficaram feridas, incluindo 32 gravemente.
Os bombeiros chegaram em três minutos e encontraram uma fumaça que se estendia por toda a altura do prédio de 19 andares, disse o comissário de incêndio, Daniel A. Nigro. Ele acrescentou que “as condições de fumaça neste prédio eram sem precedentes” e que as vítimas sofreram forte inalação de fumaça.
Equipes que entraram no prédio encontraram vítimas em todos os andares e muitas tiveram parada cardiorespiratória, disse ele.
– Os números são horríveis (…) Este será um dos piores incêndios que testemunhamos nos tempos modernos – disse o prefeito Eric Adams, durante uma entrevista coletiva na tarde deste domingo.
A causa do incêndio não foi imediatamente esclarecida. O comissário Nigro disse que a porta do apartamento onde o incêndio começou foi deixada aberta, o que ajudou a alimentar o fogo e permitiu a propagação da fumaça.
– Nós espalhamos a ordem: ‘feche a porta, feche a porta,’ para conter o fogo – disse ele.