31.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

MDB pede que STF barre horário padronizado nas eleições

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

O partido MDB protocolou uma ação nesta segunda-feira (10) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda uma decisão aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a padronização do horário de votação nas eleições deste ano em todo o país. Com a medida do TSE, a abertura e fechamento das urnas ocorrerá ao mesmo tempo em todo o país.

De acordo com a legenda, a decisão do TSE fere preceitos fundamentais, como a dignidade da pessoa humana. No pedido, assinado pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), o partido argumenta que a mudança “acarretará diversos transtornos” em estados como Acre e Amazonas, que terão de abrir as sessões respectivamente às 6h e 7h para que a população possa votar.

– Essa mudança repentina no horário das eleições gerais importará, respeitosamente, em grandes transtornos e dificuldades reais, não só para a organização das eleições, mas para a população de uma forma geral, mesários e fiscais dos partidos políticos, que deverão se deslocar para os locais de votação antes mesmo das 6h e 7h da manhã e terão até às 15h e 16h para votar – diz a petição.

Durante a votação da resolução, ocorrida em dezembro, os ministros do TSE defenderam a necessidade da unificação como forma de evitar teorias conspiratórias sobre a demora para unificação dos resultados. A alteração foi proposta pelo ministro Edson Fachin, que assumirá a presidência do tribunal em fevereiro.

ROSA WEBER ENVIA PEDIDO PARA ANDRÉ MENDONÇA
Inicialmente a responsável pela ação por conta do recesso do STF, a ministra Rosa Weber entendeu, porém, que não há urgência para avaliar o pedido feito pelo MDB e determinou que quem analisará o pedido será o relator, o ministro André Mendonça, quando a Corte voltar aos trabalhos, em fevereiro.

– O presente caso não se amolda à hipótese prevista no art. 13, VIII, do Regimento Interno deste Supremo Tribunal Federal. Findo o recesso judiciário, encaminhem-se os autos ao ministro relator [André Mendonça] – disse a ministra em trecho do despacho.

Confira abaixo como fica o horário de votação em cada fuso horário do país:

Acre: 6h às 15h (horário local)

Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará: 7h às 16h (horário local)

Localidades que seguem o horário de Brasília: 8h – 17h (horário local)

Fernando de Noronha: 9h às 18h (horário local)

Leia mais

Namorado esfaqueia o ‘bofe’ após crise de ciúme no bairro Japiim

Matheus Valadares

Venezuela faz megaexercício militar no Caribe em resposta a navios dos EUA

Matheus Valadares

‘Lalau’ furta televisão e foge tranquilamente no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!