Aproximadamente 1,2 mil microempreendedores e catadores serão beneficiadas pelo Auxílio Emergencial de R$ 300 da Prefeitura de Manaus, um apoio temporário para os profissionais ligados a programas das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e de Limpeza Urbana (Semulsp), que precisaram parar suas atividades em função da necessidade de isolamento com o novo coronavírus. Os pagamentos serão feitos via carteira digital Banco do Brasil.
A primeira parcela será paga nesta quarta, 29. A segunda estará disponível no próximo dia 29 de maio. O investimento previsto pela Prefeitura de Manaus é de R$ 764,4 mil.
A carteira digital do BB já atua como meio de pagamento de benefícios no Piauí, numa iniciativa para beneficiar famílias de estudantes da rede de ensino daquele estado. O aplicativo está disponível para os beneficiários do auxílio e pode ser baixado em celulares com sistemas operacionais Android e iOS.
A carteira digital do Banco do Brasil (www.carteirabb.com.br) permite o pagamento de contas sem a necessidade de uso de cartão, bastando ao usuário fazer a leitura do código QR presente nos estabelecimentos que recebem o pagamento via carteira digital do BB, ou pelo código QR gerado nas maquininhas Cielo. Também é possível realizar transferências entre os usuários da carteira bem como efetuar pagamento de boletos com leitor de código de barras.
Com o dispositivo não é necessário realizar o saque dos recursos, mas caso seja esta a necessidade dos clientes, a retirada pode ser realizada nos terminais de autoatendimento do BB.
O BB recomenda expressamente que os clientes evitem realizar qualquer deslocamento para utilizar ou sacar os benefícios, o que evitará aglomerações no comércio ou nas agências bancárias.