29.3 C
Manaus
19 de fevereiro de 2025
BrasilDestaques

Cenas de desespero: Vídeo mostra população derrubando portão de hospital público de Belém em busca de atendimento

O desespero por atendimento médico em meio à pandemia de Covid-19 causou tumulto e gritaria em Belém-PA. Logo após o anúncio de que o Hospital Abelardo Santos, localizado no distrito de Icoaraci, seria adaptado para pronto-socorro exclusivo em função do coronavírus, dezenas de pessoas foram ao local e tentaram entrar à força. O portão foi derrubado e a polícia acionada.

Nas imagens gravadas via celular, é possível ver o grupo de pessoas se aglomerando e tentando abrir o portão. A entrada do hospital é forçada e se rompe. Funcionários da segurança da unidade de saúde aparecem correndo para tentar conter a população.

A medida de tornar o Hospital Abelardo Santos em pronto-socorro para casos de Covid-19 foi anunciada pelo governador Helder Barbalho nesta amanhã, para desafogar as unidades de saúde do estado, superlotadas por conta da doença. A decisão passa a valer a partir de quinta-feira (30), às 13h.

Colapso

O Pará enfrenta o colapso da rede de saúde e também do sistema funerário. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), o estado registra 186 mortes relacionadas à doença, 2586 casos confirmados, 2029 descartados, e 1277 pacientes recuperados.

Belém é o epicentro do novo coronavírus no Pará e concentra cerca de 60% das mortes causadas pela doença. Na capital, Segundo a Sespa, são 1487 casos confirmados e 89 mortes. O atendimento nas UPAs está sobrecarregado. Segundo a Prefeitura de Belém, todas as UTIs públicas da rede municipal estão lotadas. Na rede estadual, a taxa de ocupação caiu de 91% para 74%.

Leia mais

Treinador de vôlei é condenado a 78 anos de prisão por crime de exploração sexual em Manaus

Marcilon Souza

Seis vezes melhor do mundo, Marta completa 39 anos

Marcilon Souza

Resgate falho termina com 90 baleias sacrificadas na Austrália

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!