29.3 C
Manaus
28 de novembro de 2024
DestaquesEconomia

Potássio do AM pode ser alternativa para escassez de fertilizantes no País

Manaus (AM) – O cenário de risco de falta de fertilizantes no Brasil por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia traz preocupação para o Amazonas. Pois com a escassez, o Estado pode sofrer impacto econômico negativo, especificamente nas atividades de agricultura e piscicultura, tendo a sua produção e fornecimento afetados.

Os temores de escassez de fertilizantes, uma ferramenta que os agricultores usam para aumentar a produtividade do solo, são motivados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, limitando os fluxos comerciais entre os dois países. A Rússia fornece 23% dos fertilizantes que o Brasil importa.

Porém, a situação desperta uma possível nova alternativa para o Brasil: explorar as minas de potássio localizadas nos municípios de Autazes, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte, Silves, Nhamundá, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, no interior do Amazonas.

A ideia é defendida pelo presidente Bolsonaro que, nesta quarta-feira (2), publicou, nas redes sociais, o Projeto de Lei nº 191/2020 que permite a exploração de recursos minerais em terras indígenas. Ele disse que “uma vez aprovado, resolve-se o problema”, porém a iniciativa precisa considerar os aspectos econômicos e ambientais para a exploração na Amazônia.

Danos econômicos

De acordo com o consultor econômico Mourão Júnior, o corte da importação de fertilizantes pode causar sérios danos econômicos para o nosso principal setor de exportação e que mantém o mercado interno, que é o setor primário, principalmente a agricultura, que necessita de fertilizantes.

“Nós temos aqui no estado da região Norte várias minas de potássio, principalmente no município de Autazes, que poderiam estar sendo exploradas, numa visão de nos tornarmos menos dependentes do potássio importado que vem da Rússia. Buscar essa alternativa econômica que é a mineração, que sendo bem-feita, bem regulada, fiscalizada, não gera impactos no meio ambiente. O que não podemos é cortar o modelo Zona Franca de Manaus como estão querendo cortar e não dar para a gente outras alternativas econômicas, porque só do turismo nós não vamos sobreviver”, disse o economista.

Produtividade no campo

Essencial para qualquer tipo de cultivo, o potássio é um dos minérios mais importantes para a indústria de fertilizantes. O mineral é largamente utilizado para aumentar a produtividade no campo e, juntamente com o nitrogênio e o fósforo, forma a tríade presente nas formulações NPK (nitrogênio, fósforo e potássio).

Atualmente, o Brasil importa 96,5% do cloreto de potássio que utiliza para fertilização do solo. Também ostenta o título de maior importador mundial de potássio, com 10,45 milhões de toneladas adquiridas em 2019, de acordo com dados do Ministério da Economia.

 

Leia mais

Obras de saneamento interditam rua Araxá entre os dias 2 e 6 de dezembro

Marcilon Souza

Motociclista para embaixo de carreta em acidente na avenida Constantino Nery

Marcilon Souza

Sine Manaus oferta 531 vagas de emprego nesta sexta-feira, (29)

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais