29.3 C
Manaus
15 de maio de 2024
CidadeDestaques

Pacientes do hospital 28 de Agosto recebem “visitas virtuais” de familiares

Foto Rell Santos-Secom

Para prevenir a disseminação do novo coronavírus, as visitas às unidades hospitalares da capital estão suspensas, mas uma iniciativa de assistência humanizada tem mudado a realidade de quem vai ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul, em busca de notícias sobre parentes internados. Com a ajuda da tecnologia, as equipes do Serviço Social passaram a realizar videochamadas nas enfermarias do local para que pacientes e familiares não percam o contato durante a internação.

Inspirada pela Política Nacional de Humanização do SUS (HumanizaSUS), a iniciativa teve início há cerca de uma semana e está sendo aprimorada pela direção do HPS 28 de Agosto, com o acompanhamento da Secretaria de Saúde (Susam). O trabalho também conta com o apoio da Ouvidoria da unidade e dos profissionais do projeto “Anjos da Saúde”.

“Essa é uma ação que fez muita diferença, sentimos que as famílias ficam mais aliviadas, mais confortadas, e com relação à recuperação do paciente é maravilhoso. Temos relatos da equipe de psicologia e do próprio médico de que depois que esse paciente consegue falar com a família, ele fica bem mais aceptível a tudo, ao tratamento, a recuperação é mais rápida, é bem gratificante mesmo o resultado”, disse a responsável pelo Serviço Social do hospital, Aparecida Oriente.

O psicólogo Henrique Redman, que percorre as enfermarias para realizar as videochamadas, acredita que essa estratégia ajuda a diminuir a angústia dos familiares e amenizar o isolamento dos pacientes.

“Eles podem ver como o paciente está, às vezes até se admiram, eles acham que o paciente está mais grave e o paciente está sentado, conversando, e isso tem ajudado bastante, é gratificante ver a reação da família e dos pacientes”, afirmou.

Contato seguro

No momento, as videochamadas são realizadas apenas no período da manhã, a partir das 8h, e a pessoa interessada precisa comparecer ao Serviço Social do HPS 28 de Agosto para agendar e realizar a ligação.

Segundo Henrique Redman, o público-alvo prioritário tem sido os pacientes que não possuem smartphone ou têm dificuldades de comunicação com o exterior.

Desde que os atendimentos começaram, Redman já presenciou momentos emocionantes. “Nessa semana, nós tivemos um aniversariante, a família trouxe um bolo, a equipe também providenciou um bolo e cantamos parabéns”, lembrou.

A autônoma Jacimara Menezes foi uma das pessoas alcançadas pelo trabalho de humanização desenvolvido no 28 de Agosto. O marido dela está internado na enfermaria do hospital há 20 dias para tratar um edema no pé e sequelas de uma pneumonia.

Em uma das videochamadas realizadas pelo Serviço Social, o paciente aproveitou para pedir a companheira em casamento. Jacimara aceitou o pedido e também aprovou a iniciativa do hospital: “Eu gostei muito porque você fica aflita, né? Eu queria saber como ele está, e como ele está muito frágil, eu gostei muito, foi muito boa essa ideia”.

Para o psicólogo Henrique Redman, a sensação é de dever cumprido. “Estamos aqui para isso, para proporcionar um bem-estar para os pacientes. Sabemos que o cenário não é muito bom, mas o que a gente puder fazer para dar conforto para as famílias e para os pacientes que estão aqui, a gente vai fazer”, ressaltou.

Leia mais

Prefeitura convoca agentes comunitários de saúde aprovados no concurso público da Semsa

Central de Jornalismo 2

VÍDEO: Manaus registra, em menos de 24h, dois casos de importunação sexual em paradas de ônibus

Matheus Valadares

Prefeito realiza entrega de novo complexo esportivo ‘Arena Valzão’, na zona Norte

Central de Jornalismo 2

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais