A Unidade de Saúde da Família (USF) Áugias Gadelha, na zona norte da capital, passa a estar entre as unidades que ofertam a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), um dos métodos contraceptivos, a partir da próxima segunda-feira (25).
A USF Áugias Gadelha está localizada na rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova. O agendamento para ter acesso ao procedimento pode ser feito de 7h às 11h, de segunda a sexta-feira. A inserção do DIU também está disponível em outras sete unidades da capital.
A estratégia busca descentralizar esse tipo de atendimento da maternidade Moura Tapajóz, localizada na Compensa, na zona oeste, unidade referência para inserções de DIU em Manaus. No mês de março, somente em dois mutirões, realizados em alusão ao Mês da Mulher, a unidade atendeu mais de 120 usuárias com o serviço.
“Quando a usuária vai na unidade solicitar o agendamento para a inserção do DIU, ela passa por uma triagem, com enfermeiro e ginecologista, para fazer algumas avaliações prévias antes do procedimento”, explicou
Segundo a técnica responsável Neide Maria., a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) trabalha para colocar em funcionamento, até o final do ano, pelo menos mais uma unidade de saúde com oferta de inserção de DIU em cada um dos distritos de saúde.
O DIU está entre as opções de contracepção oferecidas pela Atenção Primária. Todas as unidades básicas de saúde ofertam preservativos – masculinos e femininos -, e anticoncepcional oral e injetável. A maternidade Moura Tapajóz oferta, ainda, a laqueadura tubária e a cirurgia de vasectomia.
ATENDIMENTO
O diretor da USF Áugias Gadelha, Marcelo Pereira, explicou que o DIU é altamente eficaz para evitar a gravidez, acima dos métodos hormonais, como pílulas e anticoncepcionais injetáveis. O dispositivo possui longa duração, de até 10 anos, não interfere na lactação e possui retorno imediato à fertilidade.
Na primeira consulta da usuária, os profissionais buscam identificar se ela possui condições que contraindiquem o DIU. Dentre elas, suspeita de gravidez, presença de infecção sexualmente transmissível, sangramento uterino de causa desconhecida, doença inflamatória pélvica ativa, dentre outras.
Concluída essa etapa, a usuária realiza exame físico geral e exame ginecológico, e recebe orientações sobre as características do dispositivo, bem como precauções, indicação de extração, e o agendamento de quando inserir o DIU.
Unidades que ofertam inserção de DIU:
Zona Norte
– USF Armando Mendes (Rua Aragarças, s/nº, conjunto Manoa – Cidade Nova): agendamento de 7h às 16h, de segunda a sexta;
– USF Áugias Gadelha – a partir de 25/4 (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova): agendamento de 7h às 11h, de segunda a sexta;
Zona Leste
– USF Dr. José Avelino Pereira (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova): agendamento às 7h, segunda, terça e sexta-feira;
Zona Sul
– USF Megumo Kado (Rua Inocêncio de Araújo, 51, Educandos): agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta;
– USF José Rayol dos Santos (Avenida Constantino Nery, s/nº, Chapada): agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta;
Zona Oeste
– USF Deodato de Miranda Leão (Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória): agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta;
– USF Bairro da Paz (Avenida Esperança, nº 51, bairro da Paz): agendamento de 8h às 16h, de segunda a sexta;
– Ambulatório do Planrep da Maternidade Moura Tapajoz (Avenida Brasil, nº 1.335, Compensa): agendamento de 8h às 16h, de segunda a quinta;