Nesta quarta-feira (4), encerra o prazo para a emissão do título de eleitor para quem deseja votar nas eleições gerais de outubro deste ano.
Com isso, muitas pessoas tem formado uma longa fila seja para emitir ou atualizar seu documento.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou, nesta segunda-feira (2), a Central de Atendimento ao Eleitor no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Oeste. Os serviços para a regularização ou emissão do título de eleitor funcionarão das 8h às 17h até quinta-feira (4).
A data também serve para aqueles que desejam regularizar ou atualizar documento (atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral, entre outros) a tempo de votar no pleito deste ano. Alterações cadastrais e emissão de novos títulos podem ser feitos sem sair de casa, através do Autoatendimento do Eleitor no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Requerimento pela internet (DOCUMENTOS)
• Carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte, com um comprovante de residência;
• Fotos: Será necessário tirar duas fotos do documento de identidade sendo uma da frente e outra do verso. Uma foto do comprovante de residência e uma selfie do eleitor segurando o documento de identidade;
• Acessar o portal Titulonet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher os dados pedidos, sendo que não campo “Título de eleitor”, escolha a opção “não tenho”;
• Anexe as fotos e preencha o seu endereço exatamente como está no comprovante de endereço;
• Escolha o local de votação numa lista que aparecerá na tela.
O título já está requerido e é possível acompanhar o andamento do processo através da sessão “Acompanhe uma Solicitação” no autoatendimento do site do TSE, onde também estão disponíveis uma série de serviços online ao eleitor.
O TSE também preparou um vídeo explicando o processo para tirar o primeiro título de eleitor: