23 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Prefeito de Codajás é cassado por abuso de poder econômico

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) acaba de confirmar a cassação do mandato do prefeito de Codajás, Antonio Ferreira Dos Santos, o Tonho (Progressistas), por abuso do poder econômico nas eleições de 2020. Com isso deverão ser convocadas novas eleições para a escolha do substituto. Enquanto isso, assume o presidente da Câmara Municipal local, Cleberton Marques Antunes, o Betinho (PROS).

O juiz Geildson de Souza Lima, da 7ª Zona Eleitoral, já havia cassado o mandato do prefeito e de seu vice, Cleucivan Gonçalves Reis, o Professor Claucivan (Avante), em 2021. Ele também declarou os dois inelegíveis por oito anos.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) decidirá a data de uma eleição suplementar que escolherá o novo prefeito. 

“Tonho”, que é comerciante, foi acusado pelo adversário, o engenheiro Miquéias Paz Carvalho (MDB), de usar recursos não declarados na campanha. O acusador conseguiu reunir provas de que Jozenilson Pontes, o “Carequinha”, coordenador da campanha do prefeito, levantou mais de R$ 70 mil em espécie junto a comerciantes locais, para comprar bens destinados à corrupção eleitoral, como ranchos e telhas.

O empresário Sebastião Andrade Araújo, proprietário do Comercial Atlântico, foi um dos fornecedores. A Justiça Eleitoral chegou a apreender 233 cestas básicas que estavam sendo distribuídas por “Carequinha” e pelo vice-prefeito.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!