9 de janeiro de 2026
CidadeDestaques

Rio Negro chega a 29,10 cm e atinge cota de inundação severa no Amazonas

Manaus/AM – O Rio Negro atingiu nesta segunda-feira (9) a cota de inundação severa, chegando a 29 metros e 10 centímetros, de acordo com os dados do Porto de Manaus. A cota prevista pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de 29,40cm para este ano.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), quando as águas atingem a cota de inundação severa, bairros da capital começam a ficar alagados como Educandos, Colônia Oliveira Machado, Betânia, Cachoeirinha, São Jorge, São Raimundo, Glória, entre outros.

No dia 5 deste mês, o Rio Negro já tinha alcançado a cota de inundação de 27,50 e a cita de inundação severa foi registrada no dia 7 de maio, com 29,03.

Numa probabilidade de 80% de segurança, segundo os especialistas do CPRM, a cota máxima deve ser atingida no mês de junho e pode variar entre 28,7 e 30,10 metros.

Além dos bairros de Manaus, a Defesa Civil do Amazonas informa que 12 municípios estão em situação de emergência e 37 em alerta.

A Prefeitura de Manaus garante ter montado um plano de contingência da operação cheia neste ano para auxiliar famílias da capital e zona rural.

Algumas escolas e postos de saúde da área rural da capital já foram prejudicados diretamente pela subida das águas, alterando a rotina dos moradores desses locais, assim como o abastecimento de água.

Leia mais

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Mulher é encontrada morta com sinais de violência sexual no Conjunto Manoa

Matheus Valadares

Palmeiras avalia Thiago Almada, mas rejeita valores pedidos pelo Atlético de Madri

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!