O Agente penitenciário da unidade prisional registrou a ocorrência no 20º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com o delegado Rafael Vagner, titular do DIP, detentos fugiram, mas um foi capturado após ficar ferido ao pular o muro da unidade prisional. Os outros internos, Veicimar Ribeiro Neves, Claiton Figueiredo da Silva, Luan Martins Mafra, Andre Souza da Silva e Luiz Fernando Nogueira da Silva, seguem foragidos.
Walcicley de Souza Fernandes, que foi recapturado, teve ferimentos leves e foi encaminhado para o DIP para a realização de procedimentos administrativos.
Ainda segundo o delegado, será investigado se houve facilitação na fuga dos presos.
Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que recapturou dois internos e segue em busca dos demais.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que, por questões de segurança e visando promover a estabilidade operacional das Unidades Prisionais, realizou na tarde desta quinta-feira (19), a transferência de algumas Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) entre Unidades Prisionais sediadas no KM 8, da BR 174, em Manaus.
Contudo, mesmo sendo tomado todos os procedimentos operacionais existentes para transferência, durante a operação, internos causaram um tumulto e quatro deles empreenderam fuga para a área de mata, porém, de imediato, a Seap em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) recapturou dois internos, e os outros dois continuam sendo procurados nas adjacências das Unidades Prisionais.
A Secretaria ressalta ainda que o fato não ocorreu na parte interna de nenhuma unidade e que todos os presídios encontram-se com os trabalhamos dentro na normalidade.
A Seap reforça que determinou que sejam tomadas todas medidas para apurar o ocorrido na forma da lei, com consequente apuração de responsabilidades.