A Unimed Belém (PA) tem distribuído gratuitamente, via drive-thru, os medicamentos cloroquina, azitromicina e ivermectina para pacientes com Covid-19.
Segundo a empresa, o objetivo é atender diariamente 400 beneficiários, que precisam apresentar carteira do plano, documento com foto e receita médica. Nas redes sociais, há imagens de filas de carros para ter acesso às drogas. A distribuição de medicamentos funcionará, segundo a assessoria de imprensa da empresa, até o fim de maio, de segunda a sexta, de 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 12h.
A Unimed Belém afirma que sua ação visa ajudar os pacientes que estão com dificuldade de adquirir as medicações.
Em nota, a Unimed Brasil afirma que “pelo princípio cooperativista, as cooperativas presentes em todo o território nacional têm autonomia para desenvolver e executar as ações que julgarem pertinentes às suas necessidades, de seus pacientes e da região em que estão inseridas, respeitando os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e, também, pela OMS”.
A operadora de saúde também diz que está atenta às determinações das autoridades de saúde.
O Ministério da Saúde afirma que a cloroquina e a hidroxicloroquina só poderão ser utilizadas em casos confirmados de Covid-19 e a critério médico, como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados, sem que outras medidas de suporte sejam preteridas. Diz ainda que a associação de azitromicina e cloroquina ou hidroxicloroquina pode aumentar risco de complicações cardíacas.