Manaus (AM) – Dois brasileiros passam a integram o grupo de 21 novos cardeais da Igreja Católica, escolhidos pelo Papa Francisco. Dentre eles, está Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo Metropolitano de Manaus, e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo Metropolitano de Brasília.
A cerimônia de nomeação, conhecida como consistório, deve acontecer no próximo dia 27 de agosto.
Cardeal da “Amazônia“
Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 71 anos de idade, pertence à congregação Ordem dos Frades Menores e nasceu em Forquilhinha (SC). Ele estudou filosofia e teologia nos Franciscanos de Petrópolis e é formado em filosofia e pedagogia na Faculdade Salesiana de Lorena. O religioso foi ordenado sacerdote em 1978.
Em 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo Metropolitano de Manaus.
Cardeal de “Brasília“
Já o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, de 54 anos de idade, foi ordenado sacerdote em 1992, na Diocese de Valença, no Rio de Janeiro, de onde é natural.
Ele foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica. Também foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC).
O religioso é graduado em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001).
Foi nomeado Arcebispo de Brasília, pelo Papa Francisco, em 2020, tendo tomado posse na Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro.
CNN Brasil