27.3 C
Manaus
27 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

PF prende suspeitos de estarem envolvidos em sumiços no AM

Dois pescadores identificados apenas como “Churrasco” e “Jâneo” foram detidos pela Polícia Federal (PF) suspeitos de estarem envolvidos no desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian.

Os pescadores foram presos no início da noite de segunda-feira (6) e encaminhados para a cidade de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros a oeste de Manaus) para depor a Polícia Civil. De acordo com a PF, Bruno teria uma reunião agendada com  “Churrasco” para falar sobre trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas.

Segundo nota divulgada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), os profissionais desapareceram entre a Comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros a oeste de Manaus), após sofrerem ameaças.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou por meio de nota que iniciaram as buscas pelo indigenista e o jornalista na tarde de segunda-feira (6).

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou operações na região amazônica do Vale do Javari juntamente com a Marinha do Brasil para encontrar o indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor da Funai, e o jornalista inglês Dom Philips, colaborador do jornal The Guardian. As operações ocorrem concomitantemente por meio aéreo, marítimo e terrestre e por determinação do Ministério da Justiça, a procura pelo indigenista e jornalista conta com equipes da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública e FUNAI”, diz a nota.

Ainda de acordo com a Marinha, uma equipe de Busca e Salvamento (SAR), subordinada à Capitania Fluvial de Tabatinga foi direcionada ao local de ocorrência próximo a comunidade São Rafael.

A Embaixada do Reino Unido no Brasil também se manifestou informando que acompanha de perto o desaparecimento do jornalista Dom Phillips.

“Estamos em contato com as autoridades locais no Brasil após relatos do desaparecimento de um britânico na região amazônica. Estamos fornecendo apoio consular para a sua família”, destacou a embaixada e uma nota.

Os internautas por meio das redes sociais levantaram a hashtag #CadeDomPhillips e #CadeBrunoPereira para chamar a atenção para o desaparecimento dos dois.

Leia mais

Homem enterrado no Conjunto Castanheira sofreu tortura e levou 19 tiros

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em cova casa na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Argentina investiga suposto esquema de corrupção envolvendo irmã de Javier Milei

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!