29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
BrasilDestaques

Univaja diz que 60 pessoas fazem buscas em trajeto onde jornalista e indigenista deveriam passar

Manaus/AM – A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), afirmou nesta terça-feira (7), que uma equipe com 60 pessoas está realizando buscas nos 200 quilômetros do percurso que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista do The Guardian Dom Phillips deveriam ter feito, que inicia na comunidade São Rafael e segue até o município de Atalaia do Norte, onde os dois deveriam ter desembarcado no último domingo (5), porém, a dupla não chegou ao destino.

Segundo o assessor jurídico Yura Marubo, Bruno era conhecedor da área, tanto por vias terrestres quanto por vias fluviais, e por isso, precisaria ter saído com uma equipe maior, uma vez que já havia recebido ameaças. O Vale do Javari é uma área de conflito que envolve garimpeiros, madeireiros, e até tráfico de drogas.

Ele relatou ainda, que logo que houve a informação sobre a falta de contato da dupla, uma equipe da Univaja foi enviada para fazer buscas na área, fazendo todo o percurso que Bruno e Dom teriam feito, mas não foi encontrado qualquer sinal da passagem dos homens. A partir de então, foram acionados os órgãos de segurança, que segundo Yura, chega em uma hora tardia.

Yura falou que Bruno já havia sido ameaçado diretamente, e relembrou de um outro colaborador da Funai, Maxciel Pereira dos Santos, morto com dois tiros na cabeça. Ele tinha chefiado por cinco anos a coordenação da Funai do Vale do Javari. O crime aconteceu em 2019.

O assessor relatou ainda, que não há presença ambiental, e que por isso, os funcionários acabam fazendo o papel dos agentes, fazendo com que as bases sejam atacadas por criminosos.  “O Vale do Javari não é para amadores”, relatou.

Leia mais

Motociclista sem capacete sofre acid3nte f@tal no bairro Santo Agostinho

Central de Jornalismo

Brig@ por causa de estacionamento termina em m0rte no Conjunto Viver Melhor

Central de Jornalismo

Programação natalina da Prefeitura de Manaus tem Casa do Papai Noel, chuva de neve, túnel de luzes e enfeites na Ponta Negra

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais