24 de novembro de 2025
DestaquesMundo

ONU se diz ‘alarmada’ com ameaças a indígenas e defensores dos direitos humanos no Brasil

A alta-comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, a chilena Michelle Bachelet, disse nesta segunda-feira (13) que está “alarmada” com as ameaças que os povos indígenas e os defensores dos direitos humanos e ambientais sofrem no Brasil.

A declaração ocorreu durante a 50ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, em meio ao desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Os dois foram vistos pela última vez em um barco no rio Itaquaí no dia 5 de junho.

Michelle Bachelet ainda disse que está preocupada com “casos recentes de violência policial e racismo estrutural [no Brasil], assim como ataques contra parlamentares e candidatos, principalmente afrodescendentes, mulheres e pessoas que fazem parte da comunidade LGBTI+, antes das eleições gerais de outubro”.

“Apelo às autoridades para que assegurem o respeito pelos direitos fundamentais e pelas instituições independentes”, concluiu.

Leia mais

Morre aos 81 anos Jimmy Cliff, lenda jamaicana do reggae

Matheus Valadares

STF mantém prisão preventiva de Jair Bolsonaro por unanimidade

Matheus Valadares

Corpo de mulher em decomposição é encontrado em área de mata na Ponta Negra

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!