10 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Superlua pode ser vista hoje em todo o Brasil; saiba que horas

Na noite desta terça-feira (14), os apreciadores da astronomia poderão observar a famosa Superlua, fenômeno que acontece de duas a três vezes ao ano quando a Lua está mais próxima da Terra, momento chamado de perigeu. Essa aproximação faz o satélite natural ficar visivelmente maior e mais brilhante.

Segundo o astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Daniel Mello, em 2022, o fenômeno será visível apenas em junho e julho. Mas, ao contrário do imaginário popular, a Lua não está maior, a mudança é apenas na percepção do olhar humano. “Como a Lua está mais próxima da Terra, ela realmente fica mais brilhante do que as outras luas cheias, mas a questão é que, na hora de observar, fica complicado de comparar com as outras luas cheias que a pessoa já viu. Mas se você conseguir comparar por meio de fotos, é possível perceber a diferença com mais facilidade. Trata-se de um aumento de cerca de 11% no tamanho”, afirma o astrônomo.

Qual é o melhor horário para ver a Superlua?

A partir das 18h será possível observar a Superlua. O fenômeno será visível em todo o Brasil e se prolongará até às 6h do dia 15 de junho. O mais recomendável é observá-la durante a primeira hora após o nascimento, pois ela pode mostrar variações de tonalidade amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada.

 

Leia mais

Morre Manoel Carlos, autor de clássicos da teledramaturgia brasileira, aos 92 anos

Matheus Valadares

Amazonas FC estreia no Barezão 2026 neste sábado (10)

Matheus Valadares

Clima esquenta na Casa de Vidro do Norte após troca de farpas entre Ricardinho e Brigido

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!