34.3 C
Manaus
25 de novembro de 2024
DestaquesGeral

Após 27 anos em atividade, Microsoft aposenta navegador Internet Explorer

Após quase 27 anos, um produto icônico da Microsoft está sendo descontinuado.

O Internet Explorer 11 agora é incompatível com os produtos da Microsoft, conforme anunciado pela empresa em um post no blog nesta quarta-feira (15). A mudança ocorre mais de um ano depois que a Microsoft anunciou sua intenção de eliminar o IE dos produtos.

Ele marca o adeus final para um navegador que está saindo de cena há anos. Em agosto de 2020, por exemplo, o software de bate-papo no local de trabalho da Microsoft, Teams, parou de funcionar com o IE e seus 365 aplicativos (incluindo o Office) não funcionavam mais no IE em meados do verão de 2021.

Nos próximos meses, os usuários que clicarem no ícone do IE serão redirecionados para o Microsoft Edge, a resposta mais recente da empresa à navegação na Web, no “modo IE”.

O modo IE permite que os usuários acessem sites e aplicativos mais antigos baseados no Internet Explorer a partir do Edge. Eventualmente, a Microsoft planeja lançar um Windows Update que removerá todos os ícones do IE dos dispositivos.

“A web evoluiu e os navegadores também”, disse Sean Lyndersay, gerente geral do Microsoft Edge Enterprise, no post do blog na quarta-feira. “Melhorias incrementais no Internet Explorer não conseguiram igualar as melhorias gerais na web em geral, então começamos do zero.”

A aposentadoria do IE afeta todas as versões atualmente com suporte do Windows 10 Home, Pro, Enterprise, Edu e IoT.

Outrora o navegador da web mais popular, o Internet Explorer estava em declínio constante há quase duas décadas. Depois de estrear em 1995 como parte do Windows 95 e se tornar um sucesso instantâneo, o navegador desfrutou de um monopólio virtual no início dos anos 2000.

No auge de 2002, o Internet Explorer comandava 95% do mercado de navegadores.

Mas a Microsoft deixou o IE 6 fracassar por cinco anos sem nenhuma nova versão, levando os clientes a outras opções de navegadores mais atualizadas. O IE logo se tornou conhecido por seus bugs, problemas de segurança e tecnologia lenta, e sua participação no mercado de navegadores caiu abaixo do limite de 50% em 2010.

Nos primeiros quatro meses de 2022, o navegador ficou em cerca de 1,8%, de acordo com o uso do navegador rastreador NetMarketShare. O Chrome do Google é o líder em navegadores, comandando 73% do mercado.

Em seu anúncio no ano passado, a Microsoft disse que o Internet Explorer é lento, não é mais prático ou compatível com muitas tarefas modernas da web e é muito menos seguro do que os navegadores modernos.

Leia mais

Vacina contra gripe está disponível para população geral em mais de 160 salas da prefeitura

Marcilon Souza

Envolvido na morte de PM em Manaus é preso em Rondônia

Marcilon Souza

Prefeitura de Manaus reforma campo do Vicentão no bairro Aleixo

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais