Rio de Janeiro registra o primeiro caso de varíola dos macacos. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (15) pela Secretaria Municipal de Saúde. A vítima é um brasileiro, de 38 anos, mas que mora em Londres, na Inglaterra.
Ele chegou ao Brasil no último sábado, 11 de junho, e, no dia seguinte, procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.
As amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é referência nacional. O resultado positivo para a doença foi liberado nessa terça-feira (14).
Em nota, a Secretaria de Saúde diz que o paciente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob o monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde.
Informa, ainda, que todas as cinco pessoas que tiveram contato com o paciente estão em investigação para orientações e monitoramento e que mantém vigilância para detecção de casos da doença no Rio.
Também em nota, a Fiocruz acrescenta que o caso não é autóctone, ou seja, a transmissão da doença não ocorreu no Brasil, e que o paciente tem uma única lesão na pele.
Esclarece que a identidade do paciente não será divulgada em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, de acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina.
Agência Brasil