25.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
AmazonasDestaques

PAC Alvorada é reinaugurado após receber primeira reforma em quase vinte anos

O governador Wilson Lima reinaugurou, nesta segunda-feira (20/06), a unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Alvorada, localizada na avenida Desembargador João Machado, zona oeste de Manaus. Foi a primeira vez que o estabelecimento, que reúne diversos serviços públicos de órgãos municipal, estadual e federal, recebeu reformas em 17 anos de existência.

 

“Nós estamos entregando reformada mais uma estrutura, esse prédio do PAC, aqui no bairro do Alvorada, e entregando com esse conceito de modernidade. Já inauguramos o PAC do bairro da Compensa, o da Vianorte, e estamos hoje entregando o Alvorada”, disse o governador.

 

Na semana passada, o governador inaugurou o PAC em Presidente Figueiredo, a segunda unidade do interior. Em março, a unidade de Tefé abriu as portas. Ao todo, são seis unidades instaladas em municípios do estado, sendo elas em Parintins, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé e Presidente Figueiredo.

 

Na capital, o PAC Compensa foi revitalizado e entregue em dezembro de 2021, sendo a primeira reforma da unidade em 21 anos de existência. Com a revitalização, o PAC do Alvorada deve atender mais de seis mil pessoas por mês.

 

Os PACs são administrados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Para o titular da pasta, Emerson Lima, as unidades de atendimento multissetoriais facilitam a vida do cidadão em todo o estado. Ele exemplificou com a emissão de Registro Geral (RG), um documento básico e, ao mesmo tempo, fundamental ao exercício da cidadania.

 

“Observamos em muitas ações, principalmente no interior, onde a gente verifica pessoas adultas tirando a primeira via do RG, pessoas que estavam à margem da sociedade, aqueles que buscam o documento para poder se aposentar”, salientou.

 

Durante a revitalização, houve a substituição de forro, melhoria do mobiliário, da entrada, dos acessos, construção de banheiro acessível, além de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos. Essas mudanças adequaram os espaços para o melhor atendimento às pessoas que têm dificuldades de locomoção.

 

Morador do bairro Alvorada desde 1985, o motorista do José Carlos foi um dos primeiros a buscar atendimento no novo PAC do bairro. “É um progresso para nós. Poxa vida, para a gente ter que ir de um canto para outro tirar um documento não é legal. E agora, não, nós temos aqui no Alvorada”, comentou.

 

Serviços

 

O PAC Alvorada vai oferecer o serviço de emissão de 1ª e 2ª vias do Registro Geral (RG) e contará com atendimentos da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD) como Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Passe Legal e Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

 

O local também ganhou um posto do Idoso Empreendedor. O programa oferece microcrédito para pessoas com 45 anos ou mais, interessadas em abrir ou ampliar o próprio negócio.

 

O PAC Alvorada conta ainda com uma reprografia, posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), além dos serviços da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Junta Militar, Bradesco e da concessionária Águas de Manaus.

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais