Dezenas de internautas relataram, na última terça-feira (28), estarem sentindo cheiro gás em Manaus. Os relatos foram de moradores de pelo menos dez bairros como Petrópolis, Japiim, Coroado, Aleixo, Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças e outros.
Ainda na noite de terça, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) informou à imprensa que não foi acionado para atender nenhuma ocorrência desta magnitude.
Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (29), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) responsável pela Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), informou que foi acionada por meio do telefone 117, disponibilizado para a população, sobre ocorrência de odor nos bairros Adrianópolis e Aleixo.
A companhia informou ainda que enviou técnicos ao local, munidos de detectores de gás. Porém, não foi identificado nenhum problema relacionado à operação e manutenção da rede de distribuição, que segue em condições normais de operação.
Confusão no odor
A Cigás advertiu que a população pode ter confundido o cheiro tem relação com a redução do ciclo de chuvas.
“Historicamente, o odor sentido pela população e que, geralmente é confundido com odor de gás, normalmente acontece no período de redução do ciclo de chuvas, coincidindo mais uma vez com o atual momento”, descreveu na nota.
A companhia ressaltou ainda que o gás natural é mais leve que o ar e portanto, em caso de possível vazamento, dissipa-se rapidamente na atmosfera, não deixando odor em diversos pontos da cidade.
A Companhia de Gás do Amazonas finalizou a nota colocando-se à disposição da população por meio do número de telefone 117.