O homem que assassinou o ex-premier japonês Shinzo Abe, nesta sexta-feira (8), foi identificado como Tetsuya Yamagami. Ele é um ex-integrante das Forças de Autodefesa do Japão, equivalentes às Forças Armadas do país asiático.
Desempregado e com 41 anos, Yamagami é morador da cidade de Nara, a cerca de 375 quilômetros a oeste de Tóquio. Segundo testemunhas, o suspeito disparou dois tiros contra o ex-premier, que não resistiu.
De acordo com a polícia japonesa buscas são realizadas na casa do suspeito, que serviu no braço naval das Forças de Autodefesa por três anos, até 2005. De acordo com a emissora pública NHK, o suspeito disse à polícia que estava insatisfeito com Abe, ex-premier que governou o país por quase oito anos.
De acordo com a imprensa internacional, Abe ficou conhecido por apoiar uma estratégia de crescimento econômico agressiva destinada a combater a deflação, a chamada Abenomics. Tinha também uma visão conservadora da História e adotava uma política externa linha-dura, apostando na militarização do país.