29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Rosa Weber envia à PGR pedido do PT para investigar Bolsonaro

Rosa Weber envia à PGR pedido do PT para investigar Bolsonaro

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, encaminhou nesta quinta-feira (14) à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido de parlamentares da oposição para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado por estímulo à violência.

Os parlamentares acusam Bolsonaro de delitos como incitação e apologia ao crime, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e violência política. O documento ainda cita a morte do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, assassinado por um apoiador do governo no último domingo (10), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

– Antes de qualquer providência, determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental – ordenou a ministra.

Na notícia-crime, os parlamentares afirmaram que declarações de Bolsonaro estimulam a intolerância contra adversários políticos. A oposição também pediu a adoção de medidas civis, administrativas e penais para identificar com urgência grupos em redes sociais que vêm disseminando ódio e estimulando violência e intolerância política, de modo que sejam impedidos e responsabilizados.

– As recentes “lives” presidenciais e as manifestações em redes sociais do Representado sempre vieram recheadas de ameaças às instituições e a higidez do processo eleitoral, além de servirem de estímulos e incentivos, de forma direta e/ou subliminar, às práticas violentas, de ódio e intolerância, contra brasileiros que professam pensamentos e ideologias diferentes, o que resultou, como dito, no repugnante assassinato em Foz do Iguaçu e que está a alimentar, País afora, ameaças e intimidações contra milhares de brasileiros – afirmam.

O envio de pedidos de investigação à PGR é uma praxe do tribunal. Isso porque cabe ao Ministério Público avaliar se há indícios de crime e propor medidas de investigação. Neste momento, o pré-candidato à reeleição ainda não é formalmente investigado.

O caso tem como relator o ministro Dias Toffoli. Mas, como o Supremo está em recesso, cabe à Weber, vice-presidente do tribunal, decidir sobre questões urgentes.

Leia mais

Motociclista sem capacete sofre acid3nte f@tal no bairro Santo Agostinho

Central de Jornalismo

Brig@ por causa de estacionamento termina em m0rte no Conjunto Viver Melhor

Central de Jornalismo

Programação natalina da Prefeitura de Manaus tem Casa do Papai Noel, chuva de neve, túnel de luzes e enfeites na Ponta Negra

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais