27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Moraes manda bolsonaristas apagarem publicações que ligam Lula ao PCC e assassinato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou que bolsonaristas e sites apaguem publicações que ligam o ex-presidente Luiz Inácio Lula ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e ao sequestro e assassinato do ex-prefeito Celso Daniel em 2002.

 

O pedido citando as postagens foi apresentado pelo PT e a decisão foi assinada no último domingo (17), concedendo a liminar. Segundo a determinação, as publicações com essas afirmações foram feitas por:

 

Deputado Federal Otoni de Paula (MDB-RJ); o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ); a deputada federal Carla Zambelli; o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ); o empresário Carlos Eduardo Martins; Jornal da Cidade On-line; José Pinheiro Tolentino Filho, jornalista e editor-chefe do Jornal da Cidade On-line; Max Guilherme Machado de Moura, assessor especial da Presidência; Jornal Minas Acontece; Pedro Alencar Azevedo, sócio do Jornal Minas Acontece; Cláudio Gomes de Carvalho; o empresário Gilney Gonçalves da Silva; Responsáveis pelo canal DR News no YouTube; Responsáveis pelo canal Políticabrasil24 no YouTube; Responsáveis pelo perfil Titio 2021 no Gettr; Responsáveis pelo perfil Zaquebrasil no Gettr.

 

Conforme a decisão, também foi determinado que sejam excluídos os conteúdos que tiraram a fala do petista de contexto, dando a entender que o ex-presidente teria igualado pessoas pobres ao papel higiênico, pois seriam usadas nas eleições e descartadas depois.

 

Segundo Moraes, a multa por descumprir a decisão é de R$ 10 mil por dia. “A liberdade de expressão não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Direito, inclusive pelos pré-candidatos, candidatos e seus apoiadores antes e durante o período de propaganda eleitoral”, disse o ministro.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!