26.3 C
Manaus
20 de maio de 2024
BrasilDestaques

Coração de Dom Pedro I está no Brasil para bicentenário da Independência

O coração de Dom Pedro I já está no Brasil. A relíquia veio transportada pela Força Aérea Brasileira (FAB) da cidade do Porto, em Portugal, e aterrissou, nesta segunda-feira (22), na base aérea de Brasília. O órgão foi trazido ao País em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

Conservado em formol há 187 anos, essa é a primeira vez que o coração do imperador deixa Portugal. A relíquia foi recepcionada por autoridades como o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e os ministros Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Marcelo Queiroga, da Saúde.

Na terça (23), haverá uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o órgão fica exposto, a partir da quinta-feira (25), “dentro de um vidro”, no Palácio do Itamaraty, até 5 de setembro.

O público em geral poderá ver a exposição aos sábados e domingos, em horário ainda não definido. No domingo (21), o governo federal apresentou o local em Brasília onde ficará em exposição o coração.

O diplomata George Prata, coordenador-adjunto das atividades culturais da comemoração, explicou que o pedido às autoridades portuguesas para a vinda do coração do imperador foi feito durante uma visita ao país europeu em fevereiro deste ano.

O retorno do coração de Dom Pedro I para Portugal está marcado para o dia 8 de setembro. Em 1972, durante a ditadura militar, parte da ossada do imperador foi exposta em várias cidades brasileiras.

 

Leia mais

Prefeitura vai ampliar recuperação de espaços públicos na zona Sul de Manaus

Marcilon Souza

Rio Negro às margens do Rio Negro no Porto da Ceasa

Marcilon Souza

Se deu mal! Dupla capota moto ao fugir da PM após assalto em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais