ApĂłs a agressĂŁo sofrida pelo deputado Roberto Cidade, que foi atacado pelo prefeito de Borba, os 23 deputados estaduais do Amazonas divulgaram nota de solidariedade nesta sexta-feira (2).
Encabeçada pelo vice-presidente da Casa, deputado Carlinhos Bessa, a nota contou com a assinatura de todos os outros 22 parlamentares e reforçou o repúdio a todos os tipos de violência, especialmente “os que comprometem a natureza do estado democrático de direito”.
Os parlamentares também pedem que o ato de violência seja apurado pelas autoridades policiais e “o responsável punido com o rigor da lei”.
“Como representantes do povo não podemos compactuar com o que aconteceu. A democracia pressupõe debates e até divergências, mas nada, em nenhum momento, justifica agressões ou violência”, afirmou Bessa.
Leia a nota
“NĂłs, deputados estaduais do Amazonas, manifestamos total apoio e solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cidade, covardemente agredido nesta sexta-feira, pelo prefeito do municĂpio de Borba, o que merece, veemente, o nosso repĂşdio.
Reafirmando nosso compromisso com a liberdade e o debate no campo das ideias, condenamos quaisquer tipos de violência, especialmente os que comprometem a natureza do estado democrático de direito.
Reforçamos ainda o pedido para que tal ato seja rapidamente apurado pelas autoridades policiais e o responsável punido pelo rigor da lei.”
Deputado Roberto Cidade
O deputado Roberto Cidade também se pronunciou a respeito do ocorrido. Ele apontou que as diferenças fazem parte da democracia e não há motivo para violência.
“Essa Ă© uma postura inadmissĂvel e quando vem do chefe de um poder executivo se torna ainda mais grave. As divergĂŞncias e discordâncias polĂticas fazem parte da democracia. NĂŁo se pode, contudo, partir para violĂŞncia de forma gratuita como foi o caso. As medidas judiciais já foram adotadas. Espero que a punição ocorra de forma justa e breve. Da minha parte, vou continuar fazendo a polĂtica que preza pelo diálogo, pela conciliação e pelo bom senso”, afirmou Cidade.
Apesar do ocorrido, o deputado estadual deu continuidade Ă agenda de campanha, participando de carreata e reuniĂŁo polĂtica. De Borba, Roberto Cidade seguiu para os municĂpios de Novo AripuanĂŁ e ManicorĂ©, onde cumpre agendas polĂticas.