Manaus – Três traficantes foram mortos durante operação policial, nesta quarta-feira (7), no município de Jutaí (a 751 quilômetros a oeste de Manaus).
José da Silva Lopes, conhecido como ‘tio Zé’, um dos chefes da facção criminosa denominada ‘Os Crias TPLC’ que atua na Tríplice Fronteira Brasil/Peru/Colômbia e um dos principais elos de ligação com o Cartel Colombiano de Sinaloa, foi um dos mortos.
De acordo com relatórios de inteligência, o traficante ‘tio Zé’, possui dupla cidadania, brasileira e peruana, seria fugitivo da polícia e estaria escondido na Vila do Copatana no município de Jutaí, após roubar 07 fuzis de um quartel do Exército Peruano na fronteira.
Com os armamentos, o infrator passou a comandar escoltas de carregamento de drogas e até mesmo ações de pirataria de rio contra facções rivais.
O traficante usava o nome de “Fernando”, e vivia juntamente com seus comparsas na Vila do Copatana. Moradores que até então levavam uma vida mais tranquila passaram a conviver com os traficantes armados e a presenciar tiroteios pela comunidade.
De posse das informações foi montada uma operação policial conjunta para localizar e prender ‘Tio Zé’.
Durante as buscas, na primeira residência onde o traficante poderia estar, foram recebidos a tiros, e revidaram alvejando dois traficantes, enquanto que outros se fugiram.
o todo, foi apreendido uma espingarda calibre 12; cinco cartuchos calibre 12 intactos; dois cartuchos calibre 12 deflagrados; uma pistola. 380 ACP; dez munições calibre . 380; três porções de maconha do tipo skunk; um celular; uma balança de precisão.
Todos as armas, munições, drogas e outros objetos e materiais foram apresentados no 56° DIP de Jutaí para os procedimentos cabíveis.
Segundo a polícia, o grupo criminoso teve um prejuízo de R$ 20 mil.
Com informações da Assessoria