29.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Fux preside sessão do STF pela última vez antes de entregar cargo a Rosa Weber

Ministro Luiz Fux durante sessão da 1ª turma do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF (03/03/2020)

Nesta quinta-feira (8), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduz a sua última sessão como presidente da Corte. Na segunda-feira (12), ele passa o cargo para a ministra Rosa Weber, que ficará dois anos à frente do Poder Judiciário.

Fux deixa a presidência do STF em meio à campanha eleitoral deste ano e após dois anos marcados por frequentes crises com o Poder Executivo, que colocaram o Tribunal como protagonista no cenário político. Ao longo da gestão, ele evitou pautar assuntos polêmicos, como a legalização de drogas e o marco temporal das terras indígenas, que teve o julgamento suspenso e não retornou aos temas agendados para análise do plenário.

Fux, em seus últimos discursos, tem destacado o avanço do uso de tecnologia no Supremo, como a criação do plenário virtual, em que os magistrados podem votar em diversas ações sem a necessidade de sessões físicas, que demandam maior custo, organização e tempo.

O Supremo também passou a ampliar o emprego de inteligência artificial, utilizada nos sorteios dos relatores das ações e dos processos que são levados à Corte. Internamente, o magistrado é criticado por não ter posições firmes em defesa do Supremo diante dos ataques realizados pelas redes sociais, em sites e durante protestos.

A posse está marcada para as 17 horas e deve ser presencial e reunir convidados, familiares da magistrada e autoridades. A expectativa é de que representantes dos três poderes compareçam.

 

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!