27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
DestaquesPolícia

Eleitores terão mais tempo para conferir se votaram certo na urna eletrônica

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

Pela primeira vez, a urna eletrônica brasileira vai dar mais tempo para o eleitor pensar se acertou na digitação do número do candidato certo. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a urna só vai liberar a confirmação do voto (na tecla verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo.

Como neste ano serão escolhidos candidatos para cinco cargos, o eleitor vai ouvir no final de cada confirmação, um som curto, tipo um bip. Depois que os cinco estiverem escolhidos, a urna dará mais um segundo para conferência se está tudo certo e só então vai emitir o barulho característico (som musical) que todos já conhecem e significa o encerramento da votação.
O chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Coimbra, esclareceu o motivo da implementação desse tempo a mais na urna eletrônica. “Foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer”, explica.

Como vai ser a votação

Este ano, serão escolhidos candidatos para cinco cargos. O primeiro turno do pleito acontece no dia 2 de outubro e, em um eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos). Depois, deve votar para senador (com três dígitos), e, então, para governador (dois dígitos). O último voto será para presidente da República (com dois dígitos).

Leia mais

Suspeito de ameaçar divulgar imagens íntimas da ex-companheira é preso

Marcilon Souza

Criminosos fazem arrastão e trocam tiros com a polícia no centro do Rio

Marcilon Souza

Copa da Floresta: Silves parte rumo à Fonte Boa para a grande final

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais