Depois que os atos pelos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7), arrastaram milhões de brasileiros às ruas do país, num aceno também à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, o influenciador Monark afirmou, por meio de seu twitter, que é “estranho que Lula não consegue fazer 10% disso”.
O questionamento de Monark é baseado nas pesquisas de intenções de voto, que apontam o petista com uma boa margem na liderança. Nos últimos levantamentos do Datafolha e Ipec, divulgados nos dias 1º e na última segunda-feira (5), respectivamente, o atual chefe do Executivo aparecia 13 pontos percentuais atrás do ex-presidente.
– É muito estranho o Bolsonaro ter a capacidade de arrastar tanta gente para rua, e o Lula que não consegue fazer 10% disso, aparecer muito à frente nas pesquisas, é estranho – postou.
A indagação de Monark costuma ser corroborada pelo presidente e seus aliados. Durante discurso na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Bolsonaro chamou o Datafolha de “mentiroso” e voltou a enaltecer “Datapovo”, isto é, sua capacidade de levar uma grande quantidade de pessoas a atos políticos.
O Palácio do Planalto calculou que mais de 1 milhão de pessoas foram ao ato somente no Distrito Federal. Bolsonaristas também divulgaram imagens de outras capitais do país