Renzo Gracie, membro da tradicional família do jiu-jítsu brasileiro, envolveu-se em um confronto no metrô de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ao ser atacado por um homem. De acordo com a página especializada Choke Lab, o homem disparou ofensas porque o lutador e seu amigo conversavam em português.
– Fale inglês aqui – teria gritado o homem, por pensar que Renzo estava falando mal dele e “disfarçando” em outra língua.
O brasileiro chamou o homem de racista e, após uma acalorada discussão, os dois chegaram às vias de fato, no meio da estação. O lutador imobilizou o agressor, tentando fazer com que ele se desculpasse pelas ofensas.
– Você é um cara legal. Por que você está fazendo isso? Por que você é tão indelicado? – disse Renzo Gracie, antes de finalmente ouvir o pedido de desculpas.
O lutador disse que “não houve briga”, apenas “um momento educacional”. Em sua rede social, ele compartilhou um post de Rener Gracie, outro lutador da família, cuja legenda diz: “Se alguém tiver contato com o agressor, avise que não estamos procurando por ele, pois Renzo já lhe deu a lição mais importante que ele vai receber na vida”.
No vídeo, Renzel está de camisa preta e o homem imobilizado, de camisa branca.