14 de setembro de 2025
DestaquesEsportes

Neymar nega em tribunal espanhol participação em negociações com Barça

O atacante brasileiro Neymar afirmou em um tribunal nesta terça-feira (18) que não participou das negociações sobre sua transferência do Santos para o Barcelona, em 2013. Na ocasião, o atleta disse que assinou toda a documentação que seu pai pediu.

Neymar e outras oito pessoas estão sendo julgadas por acusações de fraude e corrupção pela transferência, incluindo seus pais, representantes dos dois clubes, os ex-presidentes do Barça Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, e o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues.

“Não participei das negociações. Meu pai sempre cuidou disso e sempre cuidará. Assino tudo o que ele me diz para assinar”, afirmou Neymar ao tribunal em seu primeiro depoimento no julgamento.

Entenda o caso

Autora do processo, a empresa de investimentos brasileira DIS, que detinha 40% dos direitos de Neymar quando ele estava no Santos, alega que não recebeu o pagamento devido da transferência porque o valor do negócio foi subestimado.

O Barcelona anunciou em um primeiro momento que a contratação de Neymar custou 57,1 milhões de euros, mas a justiça espanhola calculou que a operação custou ao menos EUR 83 milhões. Para o DIS, houve uma articulação para ocultar o valor real da operação por meio de outros contratos dos quais ficou de fora. A empresa recebeu 6,8 milhões de euros dos 17,1 pagos oficialmente ao clube brasileiro.

Além disso, um documento judicial divulgado em julho aponta que o Barcelona iniciou negociações em 2011 com o jogador brasileiro, pagando 40 milhões de euros para garantir sua transferência quando o contrato com o Santos terminasse, impedindo assim que outros clubes o contratassem. Com isso, a DIS alega ter sido duplamente prejudicada, tanto por não ter recebido sua parte da transferência real quanto pelo contrato de exclusividade assinado por Neymar e o Barça, e pede a restituição dos 35 milhões de euros que calcula ter perdido.

As penas solicitadas pela justiça espanhola no caso são de dois anos de prisão e multa de 10 milhões de euros para Neymar, além de cinco anos de prisão para Rosell e multa de 8,4 milhões de euros para o Barcelona. Todos os réus negam qualquer irregularidade.

Leia mais

Eduardo Braga atesta condições da BR-319 e projeta novas etapas para a rodovia

Matheus Valadares

Manauara de 26 anos morre a facadas pelo ex no Mato Grosso

Matheus Valadares

EUA revogam visto de médico brasileiro que celebrou assassinato de Charlie Kirk

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!