27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Supermercado e Padaria são autuados por desvio de energia em Manaus

A Amazonas Energia identificou nessa quarta-feira (19), um Supermercado/Padaria no Parque das laranjeiras, que estava desviando energia por meio de três fases derivando do ramal de entrada.

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de Inspeção Técnica, com a identificação do desvio, após a constatação, o estabelecimento teve a retirada do desvio de energia. Com isso, foi constatado que o medidor não apresentava alterações. Vale ressaltar, que esta unidade consumidora e reincidente em irregularidades, pois anteriormente teve registros de irregularidade no medidor de energia no dia 23 de agosto de 2022.

A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

Denuncie pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!