A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visita, a partir desta quinta-feira (3), mais de 25 mil imóveis de Manaus para obter informações sobre infestação pelo Aedes aegypti. A atividade faz parte do 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2022.
De acordo com a Semsa, a programação segue até o dia 18 deste mês e contemplar 25.374 imóveis selecionados por amostragem, nos 63 bairros da capital.
Realizado duas vezes ao ano, o LIRAa permite a identificação do nível de risco em Manaus e em cada bairro para as doenças transmitidas pelo Aedes, que pode ser baixo, médio ou alto.
“Essas informações, quando associadas ao número de casos notificados de dengue, zika e chikungunya, possibilitam um diagnóstico atualizado do nível de risco à população, identificando bairros prioritários na execução de ações de controle do Aedes e prevenção de doenças”, informou a Semsa.
O LIRAa também abrange ações de controle, prevenção e educação em saúde. O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Alciles Comape, acompanhará a abertura dos trabalhos, no bairro Glória, na Zona Oeste de Manaus, nesta quinta.