Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) estão vistoriando as ações de atualização do Cadastro Municipal de Iluminação Pública. O trabalho começou a ser realizado pela concessionária Manausluz, depois que a empresa recebeu uma notificação do órgão regulador por divergências na identificação numérica dos postes que compõem o sistema de iluminação pública da cidade de Manaus. Nesta segunda-feira, 7/11, a fiscalização da Ageman acompanhou o trabalho de identificação dos pontos de iluminação instalados nas avenidas Djalma Batista e Torquato Tapajós.
“Ao promovermos a vistoria dos projetos de iluminação pública nas ruas e avenidas, identificamos algumas não conformidades em relação à identificação numérica dos postes e essa manutenção e atualização dos dados é uma das exigências do contrato de concessão. Foi então que notificamos a empresa para prestar esclarecimentos sobre esse desencontro de informações e também solicitamos que a concessionária apresentasse um Plano de Ação, visando o ajuste dessa não conformidade”, explicou o diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Santarém Leal.
A ausência das plaquetas de identificação dos pontos de iluminação prejudica o levantamento cadastral necessário à realização de inventário do total de pontos de iluminação da cidade, bem como dificulta o registro das ocorrências de manutenção das luminárias por parte dos usuários quando registram a demanda no aplicativo ou pelo telefone.
Conforme levantamento da Manausluz, dos 146.804 pontos de iluminação, 34 mil pontos necessitavam de emplaquetamento. Com as vistorias, a concessionária já conseguiu realizar a correção da identificação de 28 mil unidades de iluminação. Os dados compõem o Sistema Central de Gerenciamento.
A Agência Reguladora segue fiscalizando o serviço. Para registrar ocorrências envolvendo lâmpada apagada ou luminária danificada, o usuário pode acionar o aplicativo Manaus + Luz ou ligar para o 0800 201- 0001.