27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Focos de dengue aumentam com chegada do inverno amazônico

Com a chegada do inverno amazônico – período intenso de chuvas na região –, os órgãos de saúde alertam para a alta no número de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a dengue. Para evitar o aumento de ocorrências da doença, neste período, autoridades de saúde reiteram que combater a proliferação do mosquito continua sendo a forma mais eficaz de prevenção da doença, que pode levar à morte.

Mesmo sem internações registradas na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), no início do mês de novembro, o infectologista da unidade, Antônio Magela, alerta para um possível aumento no número de casos de dengue para os próximos dias.

“O início do período chuvoso nos traz uma série de preocupações com as doenças de transmissão respiratórias, virais, bacterianas e também a dengue, porque o nosso inverno se caracteriza por um regime maior de chuvas, e isso faz com que haja a existência de criadouros do mosquito, que já está totalmente adaptado ao ambiente urbano”, explicou.

Em sua maioria, os casos de dengue, segundo o infectologista, não são graves ou necessitam de internação médica. No entanto, a doença precisa ser diagnosticada precocemente para evitar a evolução para um caso grave.

“Existe um período crítico da doença, entre o terceiro e o sexto dia. Pacientes que estejam nesse período e com sinais de gravidade, esse sim são os que vão merecer uma internação hospitalar, para que o tratamento seja mais agressivo e até mais eficaz”, afirmou Magela.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!