26.3 C
Manaus
16 de junho de 2024
BrasilDestaques

PGR recorre contra censura de Moraes: “Violou a Constituição”

Ministro Alexandre de Moraes na última sessão plenária deste ano judiciário de 2021. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (14), para que seja anulada a decisão dada pelo ministro Alexandre de Moraes que derrubou a conta do Twitter do economista Marcos Cintra, após publicações com questionamentos sobre as urnas eletrônicas.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, que assina a contestação, argumenta que a PGR não foi acionada pelo STF antes da decisão. Segundo ela, PGR “é o destinatário exclusivo de todos os elementos de prova e a quem cabe formar a sua convicção sobre a existência ou não dos crimes”.

Ainda segundo a vice-PGR, Moraes “violou o sistema acusatório e os princípios correlatos, como os da imparcialidade, da inércia e da isonomia, assegurados pela ordem constitucional”.

Lindôra prossegue dizendo que a PGR não pode figurar como “mero espectador das iniciativas determinadas de ofício”.

– Somente ao Parquet [Ministério Público] cabe deduzir, em juízo, as pretensões cautelares, sejam elas probatórias, pessoais ou reais, donde se pode concluir que a medida cautelar objeto da decisão agravada é inconstitucional, porquanto decretada de ofício, sem prévia oitiva e postulação do Ministério Público Federal, portanto, sem pedido da parte legitimada a fazê-lo – completou.

A decisão de Moraes contra Marcos Cintra foi no último dia 6 de novembro, quando determinou que a Polícia Federal realizasse uma oitiva do economista em 48 horas para o ouvir “acerca do conteúdo descrito nesta decisão, em especial, sobre quais os fundamentos concretos de sua fundamentação”.

As publicações de Cintra consistiam em questionamentos a respeito do fato de o presidente Jair Bolsonaro (PL) não ter votos registrados em diversas seções ao redor do país.

 

Pleno News

Leia mais

Segunda edição da Marcha da Família Contra as Drogas reúne dezenas de pessoas em Manaus

Matheus Valadares

Empresário morre em acidente de carro em avenida em Manaus

Marcilon Souza

Isaquias Queiroz vê briga apertada por recorde individual de medalhas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais