28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Silas Câmara Vai Pagar Multa De R$ 240 Mil E STF Encerrar Processo Contra O Deputado

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso validou um acordo de não persecução penal entre a Procuradoria-Geral da República e o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), que responde pela prática de ‘rachadinha’ em uma ação penal.

Com o desfecho, o parlamentar se comprometeu a pagar uma multa de 242 mil reais em até 30 dias.

A ‘rachadinha’ o nome dado na política à prática de conceder cargos comissionados em troca de parte dos vencimentos dos funcionários.

Silas Câmara é acusado de desviar recursos destinados ao pagamento de assessores parlamentares entre 2000 e 2001, quando exercia seu primeiro mandato na Câmara, e por ter se utilizado de servidores públicos nomeados para a realização de serviços particulares.

Na decisão, Barroso argumentou que, embora não considere ‘cabível’ aceitar um acordo após o recebimento da denúncia, validá-lo seria uma forma de ‘minimizar os prejuízos’ aos cofres públicos.

“Embora entenda pelo não cabimento do acordo de não persecução penal após o recebimento da denúncia, as peculiaridades do caso concreto me levam a admiti-lo, em caráter excepcional. Isso porque, diante da iminência da prescrição do crime, o ANPP se apresenta como a via mais adequada para minimizar os prejuízos ao erário”, escreveu o magistrado.

O plenário do STF já havia iniciado o julgamento de Câmara, mas a análise precisou ser interrompida após um pedido de vista dos ministros André Mendonça e Dias Toffoli. À época, Barroso chegou a votar pela condenação do parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão pelo crime de peculato.

Se o caso não fosse devolvido para julgamento pelos magistrados que pediram mais tempo para análise, os crimes listados na denúncia contra o deputado poderiam prescrever nesta sexta-feira 2.

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais