21 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

STF terá esquema especial de segurança para posse de Lula

Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve contar com um esquema especial de segurança para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com informações divulgadas pelo site Metrópoles, o prédio da Corte será protegido por carros vigilantes e policiais.

As viaturas da Polícia Judicial ficarão estacionadas na frente do prédio do STF e a estimativa é de que 50 vigilantes armados e outros 98 desarmados sejam escalados para fazer a segurança do local. A equipe de segurança deve utilizar armamentos de diferentes tipos, desde tasers até armas longas, como submetralhadoras.

O esquema de segurança a ser aplicado deve ser similar ao modelo que foi utilizado no desfile de 7 de Setembro e no segundo turno das eleições. Atualmente, parte da Esplanada dos Ministérios, no trecho que vai do Ministério da Justiça ao Itamaraty, está obstruída.

Para a cerimônia, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal iniciou, junto à Polícia Federal (PF) e à equipe de transição de Lula, os planejamentos do esquema de segurança, que será preparado pela PF em conjunto com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Congresso, Supremo Tribunal Federal, Itamaraty e Comando Militar do Planalto (CMP).

A princípio, a pasta de Segurança do DF ficará responsável por realizar revistas e bloqueios no trânsito para o dia da posse. A pasta também mobilizará forças de segurança para atuarem no atendimento ao público caso seja necessário. A segurança específica de Lula, fica a cargo da PF.

Leia mais

Motora apanha em Manaus após tocar ‘pupunha’ e assediar mulher casada

Matheus Valadares

Vídeo mostra caseiro morto a terçadadas em ramal na BR-174

Matheus Valadares

Bia Miranda se posiciona após acidente com Gato Preto, nega ter dirigido e explica comentário polêmico

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!