32.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

STF terá esquema especial de segurança para posse de Lula

Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve contar com um esquema especial de segurança para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com informações divulgadas pelo site Metrópoles, o prédio da Corte será protegido por carros vigilantes e policiais.

As viaturas da Polícia Judicial ficarão estacionadas na frente do prédio do STF e a estimativa é de que 50 vigilantes armados e outros 98 desarmados sejam escalados para fazer a segurança do local. A equipe de segurança deve utilizar armamentos de diferentes tipos, desde tasers até armas longas, como submetralhadoras.

O esquema de segurança a ser aplicado deve ser similar ao modelo que foi utilizado no desfile de 7 de Setembro e no segundo turno das eleições. Atualmente, parte da Esplanada dos Ministérios, no trecho que vai do Ministério da Justiça ao Itamaraty, está obstruída.

Para a cerimônia, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal iniciou, junto à Polícia Federal (PF) e à equipe de transição de Lula, os planejamentos do esquema de segurança, que será preparado pela PF em conjunto com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Congresso, Supremo Tribunal Federal, Itamaraty e Comando Militar do Planalto (CMP).

A princípio, a pasta de Segurança do DF ficará responsável por realizar revistas e bloqueios no trânsito para o dia da posse. A pasta também mobilizará forças de segurança para atuarem no atendimento ao público caso seja necessário. A segurança específica de Lula, fica a cargo da PF.

Leia mais

Morre aos 58 anos de idade, o artista plástico amazonense Juarez Lima

Marcilon Souza

Nível do rio Negro volta a subir, após seca histórica, diz SGB

Marcilon Souza

Mulher fica ferida após carro bater contra poste em estrada no AM

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais