26.3 C
Manaus
29 de setembro de 2024
DestaquesPolícia

Força-tarefa deflagra operação no combate ao tráfico internacional

A Força-Tarefa de Segurança Pública – FTSP, coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil e Militar de Minas Gerais, deflagrou nesta terça-feira (13/12) a Operação Rota de Ferro, para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.

Mais de 100 policiais cumprem 28 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão nas cidades de Uberaba/MG, Franca/SP, Imperatriz/MA, Rondon do Pará/PA, Campo Grande/MS, Corumbá/MS e Ladário/MS.

Além dos mandados, a Justiça Federal determinou o sequestro de veículos e imóveis e bloqueio de contas bancárias utilizadas para movimentar quantia superior a R$ 130 milhões nos últimos três anos.

A investigação teve início com a apreensão de 148 kg de cocaína em Uberaba/MG, no início do ano, quando foi descoberto esquema de tráfico da droga originária da Bolívia, internalizada pela fronteira em Corumbá/MS e destinada, principalmente, aos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Apurou-se que intermediadores associados a traficantes bolivianos arregimentavam motoristas de caminhões transportadores, em regra, de minério de ferro, na região de Corumbá, a fim de que realizassem o transporte da substância em meio à carga lícita.

No local de destino, entrava em ação outro núcleo da organização responsável por descarregar a droga do caminhão e realizar a entrega ao destinatário.

A investigação também chegou a titulares de contas bancárias que eram utilizadas para movimentação dos valores referentes ao tráfico de drogas, constatando-se que, por meio das contas, houve movimentação de mais de R$ 130 milhões em período inferior a 3 anos.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão.

 

Leia mais

Prefeitura de Manaus atende oito ocorrências em razão de chuva

Marcilon Souza

Gusttavo Lima realiza primeiro show após revogação de prisão

Marcilon Souza

LALIGA pedirá prisão por ofensas racistas em Atlético x Real Madrid

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais