A ativista Luisa Mell compartilhou um vídeo em que critica uma adestradora que usa uma coleira de choque para treinar cachorros. Nas imagens, a profissional demonstra como usar o dispositivo, que solta uma descarga elétrica no animal, para corrigir o comportamento de cães.
“Uma crueldade que precisamos proibir. Ensinar um cachorro a esperar para comer, sem pular no balcão de comida, com colar de choque”, afirmou Luisa Mell.
Luisa ainda criticou o fato de a profissional do vídeo trabalhar na formação de outros adestradores e também ensinar cachorros a entrar na caixa de transporte usando choques. “Isso tem que acabar. Temos que proibir no país todo o uso desse tipo de ferramenta. Vários países já baniram o uso de colares eletrônicos, e em Belo Horizonte já foi aprovado um PL [projeto de lei] para que adestradores não usem mais nem colar, nem enforcador, nem borrifador para educar cães. Cães devem ser educados por meio de reforço positivo. Por meio de respeito às suas emoções”, defendeu a apresentadora.
A responsável disse que atua na área há 15 anos e já está acostumada com críticas ao trabalho.